Som do dia

domingo, novembro 29, 2009

Companheirismo


Companheirismo, qualidade difícil de se encontrar
numa época em que o individualismo predomina.
Acho que o mundo moderno desaprendeu o “estar com alguém”
e, em seu lugar, exerce uma busca de independência na relação,
para mascarar a forte necessidade de vencer a solidão...
Saber ser companheiro de alguém é uma arte que se baseia
na maturidade conseguida. Maturidade que permite
que se esteja junto, sem querer dominar ou ter um poder
sobre o outro, que nos possibilita ser diferente de alguém e,
apesar disso, aceitar e respeitar essa diferença.
Ser companheiro é saber ouvir e saber falar,
é ficar disponível sem se anular, é compreender
o que o outro sente para poder compartilhar a vida.
Ser companheiro é ter a coragem de abrir o coração e oferecer
momentos, para que o outro me conheça e sinta confiança
em se deixar conhecer também por mim.
Ser companheiro é dar as mãos sem aprisionar,
ser companheiro tem muito de doação e de flexibilidade.
Como outras coisas na vida, a dualidade aqui também se faz presente:
o companheirismo nasce e se desenvolve na relação, se alimenta dela
e da crença de que somente convivendo é que me tornarei, antes de tudo,
companheiro de mim mesmo.

1 comentário:

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

...só podemos nos oferecer o que oferecemos ao companheiro e vice-versa!!!

Um beijo amigo!

Sonia Regina.